A Tuna de Medicina do Porto surge no final de 1991 do sonho comum, e já antigo, de alguns estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A paixão pela música e o gosto pela tradição académica os fez enveredar nesse projecto singular, que foi ganhando forma e dimensões cada vez maiores e mais ambiciosas. De um pequeno grupo de amadores, a Tuna de Medicina do Porto pode hoje orgulhar-se de contar com mais de 150 Tunos entre as suas fileiras.
Com um reportório baseado em adaptações de temas dos anos vinte, trinta e quarenta, variados arranjos de músicas populares e ainda bastantes originais, a Tuna de Medicina do Porto faz a sua distinção pelo rigor e seriedade que apresenta nos seus espectáculos. Isto porque, para nós, Tunos e Estudantes de Medicina, a paixão pela música e pela Medicina deve estar sempre imbuída do respeito que lhes temos e isso, naturalmente, transparece na forma como as encaramos e interpretamos.
A TMP conta-se, ainda, como uma das mais viajadas do país, tendo já por várias vezes visitado os 5 continentes, sempre deixando um rasto de saudade e encanto por onde passava. Dessas viagens contam-se, mais recentemente, o Brasil, os Estados Unidos da América, a Europa Central, Reino Unido, o Sudeste Asiático e Austrália e Nova Zelândia.
A Tuna conta ainda com edição de 5 trabalhos discográficos: “Noites de Ronda”, “10”, “Tempo Fugaz”, “Cidade” e “25 anos”.
Para além da discografia, apresenta também a realização do seu próprio festival de tunas, o “Noites de Ronda”, que nas suas 4 edições ocorreu na sala Suggia da Casa da Música no Porto.
Primando pela excelência e alegria que sempre procura transmitir, a TMP tem a sua principal força não em si, mas no excelente público e amigos que sempre a seguem. A esses, e às alegrias que sabemos poder proporcionar-lhes, se deve o maior que a Tuna tem, o seu próprio espírito boémio, encantado e encantador. Isto é a Tuna de Medicina do Porto.
LAVS TVNAE, Os Tunos
Ao longo destes anos a Azeituna já percorreu inúmeros palcos um pouco por todo o País, partilhando com as pessoas a sua alegria e irreverência. Mas nem só por casa se faz a “estória” e, munida de espírito aventureiro, a Azeituna já levou a música e tradições portuguesas a mais de vinte países, com várias digressões pela Europa Central, Reino Unido, Europa de Leste, Estados Unidos, Canadá e Brasil, país onde cultivou uma ligação muito especial e que já visitou cinco vezes.
Na sua discografia conta já com 6 álbuns e 3 DVD’s onde empresta os seus arranjos e o seu estilo a temas de raíz tradicional, música pop e rock, bem como alguns originais. No seu rol de actividades, aquela que assume maior destaque é sem dúvida o CELTA – Certame Lusitano de Tunas Académicas. Organizado anualmente desde 1993, no mês de dezembro, o CELTA, assumiu-se como um dos mais importantes festivais de tunas, proporcionando ao público presente noites temáticas de espectáculo musical, festa e espírito académico.
“Obrigado por fazerem da nossa libertação uma festa!”
Remonta ao dia 30 de Novembro de 1990 a fundação do Grupo de Jograis Universitários do Minho.
Desde então, os Jogralhos (heterónimo por nós utilizado para despistar o S.I.S.), são a única esperança dos estudantes!
Comments are closed.